-
Arquitetos: Studio Clarice Semerene
- Área: 75 m²
-
Fotografias:Haruo Mikami
-
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Deca, Duratex, Franke, Portobello Shop, galeno, galeria persa, zivé
Descrição enviada pela equipe de projeto. O maior desafio para a reforma deste apartamento localizado na Asa Sul, em Brasília, foi fazer com que os ambientes inicialmente segregados do apartamento original se tornassem um único espaço aberto, em que a cliente pudesse receber amigos e viver em um espaço fluido e amplo.
Para isso, a área de serviço foi reduzida e rearranjada para que a conexão entre a cozinha e área social aumentasse e, ao mesmo tempo, a ventilação cruzada e iluminação natural da cozinha fossem potencializadas.
Com a eliminação das paredes para integrar os ambientes, os pilares existentes foram expostos e assumidos como parte da estética do projeto e contam a história sobre o material que deu origem ao edifício.
Em contraponto ao bruto concreto dos pilares, o restante do espaço aberto possui limpeza e simplicidade com suas paredes brancas como as de uma galeria, em que as peças de arte e o mobiliário é que se destacam.
O revestimento em concreto se inicia no banco que dá suporte para a tv e segue contínuo pelo piso até a área da cozinha, reforçando a união dos ambientes em um só.
Para o eventual fechamento da área da cozinha, uma leve porta de correr em ferro e vidro transparente foi criada, para que, mesmo quando fechada, os ambientes continuem integrados visualmente.
Os materiais naturais e as paredes neutras tornam o apartamento atemporal e permitem que se ouse nas cores dos objetos e mobiliário.